terça-feira, 25 de março de 2014

Mistério da Anunciação

Muito mais que palavras, o mistério da Anúnciação faz-me reflectir profundamente.
Deus que é Deus, na imensidão do amor que é, desce à terra, assumindo a forma da Sua própria criatura, que houvera criado e que se perdera no pecado, que se desviara do caminho que Ele havia traçado para ela, a criatura.
Todos conhecemos a cena da anunciação. Através de um dos Seus Anjos, Deus envia a grande mensagem a uma simples e humilde jovem de Nazaré, de nome Maria. Gabriel anúncia e o Espírito Santo desce sobre a humilde mulher, gerando no seu seio Aquele que nos haveria de salvar. Como é grandiosa a bondade do Senhor, que preserva aquela jovem do pecado concebido por Eva, no início da criação. Preserva-a no seu estado puro, virginal, diferenciando-a das outras mulheres. Ela é agora a Mãe do Salvador, a Mãe daquele que a criara. É a porta entre Deus e os homens. É por ela que Deus desce até junto dos homens, para nos tornar família, filhos de Deus. É por ela que nos chega a Salvação e o pecado é derrotado.
"Salvé, ó cheia de graça, o Senhor está contigo"! Que bela saudação e tão cheia de tranquilidade. Não te inquietes, o Senhor está contigo e somente isso importa. O Senhor está contigo, nada deves temer. Tranquiliza-te, o Senhor está em ti, ouve o que te tenho a anunciar. Mas o humilde coração não conseguiu compreender, não conseguiu acolher a calma que Gabriel lhe anunciava. E Gabriel repete-lhe, com palavras diferentes, a calma que lhe quer transmitir: "não temas, pois diante do Senhor achaste graça. Ele te escolheu para por ti vir a salvação aos homens, criaturas de Deus"! Quão bela é esta missão. Quanto de júbilo e de alegria se pode ter... Quanto de importância se pode ter. Mas Maria, recusa a oportunidade de ser superior aos outros, e recollhe-se na sua humildade, misturada com perturbação: "como poderá isso ser, se não conheço homem?" É certamente por esta humildade, por este seu estado puro que Deus a escolhe entre tantas outras. É a eleição de Deus, tantas vezes questionada pelos homens, o tão grande "porquê a mim, Senhor?" Mas à explicação do Anjo, a simples rapariga de Nazaré, abre o seu coração à vontade de Deus. Não existem questões. Somente uma entrega total e um desprendimento contínuo: "eis a escrava do Senhor. Em mim se faça a Sua vontade"!
Maria é o exemplo da entrega, do aceitar sem receios. Toma em si a vontade de Deus, cumprindo-a até ao fim dos seus dias. E tantas foram as suas dores e lágrimas. Mas à sua maneira, tomou a cruz que o Filho haveria de tomar, e levou-a até ao fim. É o novo arco da aliança que surge entre Deus e os homens, trazendo ao mundo o próprio Deus.
Tão bem canta o Hino Akathistós este Mistério da Anunciação:
"Inefáveis desígnios Te foram revelados!
És guardiã dum secretíssimo Mistério!
Ó sagrado começo dos prodígios de Cristo!
Sumário de todas as Suas divinas verdades!"
Muito mais que a imagem da anunciação, é o devermos tomar o exemplo de Maria e aceitar a vontade de Deus com coração livre e disposto a acolher. É o "sim" pronto e sem medo! É tomar a cruz até ao fim dos dias!

2 comentários:

  1. Não encontro palavras, nem expressões que possam comentar o que acabei de ler.Parabéns ao Autor por tanta transparência, sabedoria e profundidade da mensagem.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns ao Autor deste blogue. Não encontro palavras para comentar este seu texto. É por demais evidente, erudito e demonstra o quão o Autor domina, na perfeição e com profundos conhecimentos, o que escreveu. Aprecio o que escreve e como o escreve. Por isso, não tenho conhecimentos para comentar. Parabéns amigo. Esperamos muito mais de si. Cada vez mais e melhor.

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário!