terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Parabéns, Mãe

O quatro de Fevereiro é sempre dia especial. Longe ou perto, é dia de festa e alegria, pois é o dia em que a minha mãe faz anos.
Sou uma pessoa que tem por defeito exteriorizar demais os seus sentimentos. E como assim sou, sinto-me na liberdade de escrever algumas palavras à minha mãe, neste dia tão especial.
Com menos de metro e meio, ou "roda baixa" como o meu pai tão carinhosamente lhe chama, esta mulher tem virado o mundo do avesso por aqueles que ama. Nasceu em terras de Castelo Branco, muito próxima de terras de São Nuno de Santa Maria. Recordando uma canção da sua zona, relembro que ela encaixa na perfeição: "Eu nasci na Beira, sou mulher pequena, sou como o granizo bem rija e morena..."
Esta pequena mulher, (e não te ofendas que sabes que é carinhoso), sempre fez de tudo para criar três autênticas pestes, ao longo de aproximadamente 25 anos. Ensinou-os a vestir, a atar os sapatos, deu-lhes educação, ajudou-os a formarem-se na família cristã, etc. Mais tarde deu-lhes pequenas responsabilidades, ensinou-os a cozinhar, a tornarem-se homens para o mundo.
Bem sei que sofreu um pouco e que ainda hoje continua sofrer. É uma autêntica mãe galinha e quer ter eternamente os filhos debaixo de suas asas. Quer protejê-los de todo o mal do mundo. Mas também sabe que não o pode fazer e deixa-os voar, sempre na esperança de os voltar a ter debaixo da asa.
Sempre me orgulhei muito da minha mãe e sempre a amei muito. Temos feitios muito iguais e por vezes lá chocamos um com o outro e voam tachos e panelas, jarras e flores. Mas no fim tudo volta ao normal.
Apesar de serem poucas as palavras, são cheias de sentimento. Por isso findo, dirigindo-me a ti, senhora minha mãe: amo-te do fundo do coração e por mais rabugenta que sejas e por mais casmurro que eu seja, sempre estarei para ti, por ti. Não deixes nunca de ser a grande mulher que és! Ergue-te sem medo das invejas dos outros. Sorri, porque o teu sorriso faz o meu dia melhor. Alegra-te, porque és a nossa alegria. Perdoa-nos porque nem sempre te compreendemos. Continua a viver com essa força e que nada nem ninguém te deite abaixo. Serás sempre a nossa mãe, longe ou perto. Serás sempre o refúgio e o abrigo que precisamos. Serás sempre o beijo, o abraço e a palavra amiga que necessitamos.
Agora, limpa essas lágrimas, sorriem aproveita o resto do dia ao máximo. Feliz Aniversário!


2 comentários:

  1. " Felizes as entranhas que deram à luz tais filhos, este filho ". Bem aventurados os peitos que os amamentaram, que o amamentou; grande o coração que os ama, que o ama.
    És um ser muito especial, cheio de ternura, de carinho e de reconhecimento para com aquela que te trouxe ao Mundo. Sei que ele será sempre a tua Mãe a quem tu amas sem medida. Eu próprio o posso testemunhar.
    Parabéns para a vossa mãe, para a tua mãe. Ela merece o mais terno beijo que possamos imaginar, como simples viventes que somos. Associo-me, com respeito e sinceridade à vossa, à tua alegria.
    Parabéns para vós, para ti, filhos adoráveis que, sei, serem o orgulho dessa ditosa mãe. Que continuem unidos pelo laço indissolúvel do amor gerado no sei desse maravilhosa família. Votos de muita saúde e das maiores felicidades. E, se me permites, agora é para ti: permite-me estar também ao teu lado, ao vosso lado, em todos os momentos e comungar convosco dos mais nobres sentimentos que a todos nos invadem neste momento. Obrigado pais: sois um exemplo para todas as famílias; obrigado queridos e amados filhos e querido afilhado por seres quem és e como és.
    Tu, Ismael, preenches tudo em todos. Um abraço muito amigo do teu padrinho.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, Mãe pelos maravilhosos filhos que gerou. Parabéns a ti, Ismael, que cantaste uma magnífica e comovente ODE de exaltação e amor à mulher e mãe que vos gerou, que te gerou e a quem dedicas o teu agradecimento por tudo o que Ela fez e faz por vós, por ti.
    É comovente a tua sensibilidade e transparência. Só que não te conhece como eu, poderia duvidar de tão nobres e profundos sentimentos filiais para com aquela que vos deu, te deu o ser.
    Dizes: "estarei para ti e por ti". Assim falas da senhora tua e vossa mãe com tanta ternura e respeito.
    E sabes porquê?
    Porque tu "és tudo em todos". Eu, bem o posso testemunhar.
    Parabéns ditosa Mãe pelos filhos que a respeitam, veneram e amam sem limites. Que Deus lhe conceda muita saúde, alegria e paz junto dos que muito ama e que gerou em seu ventre.
    Sois uma família abençoada, modelo perfeito da Família Sagrada de Nazaré.
    Com o devido respeito, permita-me associar-me à vossa alegria e a ti, que tão bem cantas as maravilhas do Senhor, na pessoa da Senhora tua Mãe,aceita este meu comentário, que sai do coração; espero poder estar sempre ao teu lado e comungar convosco, contigo, das vossas alegrias, nesta hora de gáudio e de acção de graças pelo maravilhoso dom da vida, que Deus concede àquela que é a "menina dos teus olhos"e a quem amas até ao infinito.

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário!